Estágio Supervisonado I

Estágio Supervisonado I
Acadêmicos do IESAP

sábado, 11 de dezembro de 2010

Relatório Teórico-Prático- Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do Espaço Escolar

Apresentação

       O Estágio Supervisionado I: reconhecimento do Espaço Escolar realizado sob a orientação da Professora Danielle Dias, aconteceu durante o segundo semestre de 2010, na Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, com o objetivo de vivenciar, observar, interagir com a atual realidade escolar, que sem dúvidas nos trouxe grandes experiências as quais certamente iremos aproveitar quando tivermos a oportunidade de estar atuando dentro de sala de aula, consistindo num marco para a nossa trajetória acadêmica, corroborando a extensão do Instituto de Ensino Superior do Amapá com a comunidade local. Este se tratou de uma experiência pragmática que proporcionou um momento de inserção na realidade do profissional da educação, permitindo o confronto entre a teoria e a prática subjacentes ao contexto escolar.

       Diante do exposto, o trabalho se desenvolveu por intermédio da convivência numa Escola Pública de Macapá, onde foi possível observar e interagir de forma significativa na rotina escolar, sendo fonte rica de experiência para nosso constante aperfeiçoamento profissional.

       Assim, a partir de nossa inserção na escola foi realizado o período de estágio na Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, exatamente entre os dias 22 de outubro a 13 de novembro, incluindo observações dentro de sala de aula analisando a postura da professora e o desempenho dos alunos, investigações do cotidiano escolar, aplicação de questionários à coordenação e à professora, realização de uma dinâmica envolvendo a participação dos alunos.

       Por tanto, este relatório é composto de análises dos dados levantados na escola no período de estágio referido, associada aos assuntos presentes na rotina escolar, esclarecendo os pontos mais importantes da atividade prática, tendo como finalidade apresentar como se estabeleceu a realização do plano de estágio e a identificação da execução do Estágio Supervisionado I, um momento primordial de aprendizagem e (re) construção de novas concepções a respeito da realidade escolar.

Relatório Téorico-Prático

       A Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida iniciou suas atividades escolares no ano de 1976 por necessidade da comunidade residente no bairro do Buritizal por determinação do Secretário de Educação e Cultura Luiz Ribeiro de Almeida, sendo inaugurada pelo Governador Artur de Azevedo Henning naquele mesmo ano com a denominação de Escola de 1° Grau Professora Sebastiana Lenir de Almeida.

       Através do Parecer n° 55/76-CETA, esta escola foi autorizada ao ensino de 1ª a 8ª série.  Com a intenção de atender a clientela do bairro do Buritizal, considerando a distância em relação ao centro da cidade onde estão situadas as escolas de 1° e 2° grau. Implantando o ensino de 2° grau apenas a partir de 1983, junto com a 1ª série do Curso Básico, constituído de três séries atuais.

       SAVIANI, em sua “Tendências e Correntes da Educação Brasileira”, nos mostra a importância de lidar com a relação professor/aluno no processo de ensino/aprendizagem.  E foi a falta dessa relação que percebemos no primeiro e segundo dia de observação em sala de aula nas turmas 111 e 112 da escola visitada, posto que, a interação da professora para com os alunos não era o mais favorável: só pudemos observá-la utilizando o livro didático sem nenhuma mediação entre ele e os alunos, deixando-os (tentar) compreender o assunto abordado sozinhos como se o livro de português fosse o principal promovedor de ensino e não, apenas, um recurso didático, deixando o professor fora do processo de ensino/aprendizagem, sendo visto apenas como um supervisor de tarefas.

       Sobre o PPP, a coordenadora pedagógica o disponibilizou para nossa pesquisa, informando-nos, através de um questionário, sobre a atualização do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. A pedagoga declarou que “o mesmo encontra-se em etapa de reestruturação, elaborado a partir de um trabalho coletivo, iniciado em 2006.”

     Visa-se no PPP da escola visitada melhorias das relações entre professor/aluno/comunidade, tendo em vista a participação e contribuição de cada um. Como confirma Celso Vasconcelos em suas obras “Projeto de Ensino-Aprendizagem” e “Projeto Político Pedagógico”, esses fatores encontrados no PPP são primordiais para o avanço pedagógico de uma instituição de ensino.

       Tivemos acesso também ao Plano de Curso da professora de Língua Portuguesa que, opondo-se às aulas, encontrava-se muito bem elaborado, fundamentado em teóricos como BAKHTIN e MARCUSCHI. Evidencia, também, os PCN’s e aborda temas fundamentais a serrem tratados no decorrer do ano letivo na disciplina lecionada. Quando questionada sobre a intervenção da coordenação pedagógica em seu planejamento de ensino ela afirma que (apenas) “sim, a coordenação pedagógica faz o acompanhamento por área de estudo.”

       O PDE e o Plano de Aula não foram disponibilizados.
       O livro didático utilizado traz todos os componentes curriculares requeridos e necessários para o Ensino Médio, considerando que CHOPPIN (1980) vê no livro didático um objeto múltiplo e complexo, o que levaria a dizer que ele se apresenta como uma síntese da sociedade que o produz.

       Participamos, Ainda, de um Plantão Pedagógico onde houve uma boa interação entre escola e comunidade, “... sempre buscamos envolver a comunidade nos eventos pedagógicos e culturais...” afirmou a coordenadora pedagógica. E, também, realizamos, nós acadêmicos do Instituto de Ensino Superior do Amapá, um evento que visou o envolvimento de alunos do 1º ano do Ensino Médio em dinâmicas que requeriam raciocínio lógico através de temas que já haviam sido apresentados a eles. Buscamos, por meio desse evento, observar o tanto que os alunos “absorveram” do método de ensino/aprendizagem usado pela professora de Língua Portuguesa. Em nossa visão o evento ocorreu sem nenhum contratempo e em total sucesso.

       Com tudo, essa participação no cotidiano, o desenrolar de uma escola foi de grande importância para nós, acadêmicos e futuros professores. Observar e pensar nesse ensino, cheio de barreiras e vácuos, que temos hoje nas escolas só nos faz refletir sobre como queremos que ele se apresente em nosso amanhã.

Anexos


                                      
      






                    

 Alunos no intervalo das aulas




    Alunos fazendo atividade estabelecida pelo Educador(a)




Sala da Coordenação com a presença dos pais de alunos no dia da Reunião Pedagógica

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